O cavaquinho foi introduzido no Brasil pelos portugueses na colonização, no século XVIII. Eu aprecio muito a execução desse instrumento, que aprendi a tocar ainda criança.
Originário da província portuguesa de minho, que mais tarde foi levado à outras regiões, como: Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Havaí e Madeira.
Como é Formado O Cavaquinho
É formado por um corpo oco e chato, em forma de oito, tem um braço que possui trastes que o torna um instrumento temperado.
Composto de quatro cordas (de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono).
São também afinadas em ré-si-sol-sol, mi-dó#-lá-lá, mi-ré-si-sol, no Brasil como ré-si-sol-ré ou, mais raramente, em mi-si-sol-ré conforme o país onde é utilizado e de acordo com os costumes etnográficos de cada região portuguesa.
No Brasil este instrumento é usado nas congadas e forma, junto com o bandolim, a flauta, o violão de 7 cordas, o violão de 6 cordas e o pandeiro os conjuntos regionais para a execução de choros.
De Portugual Para o Mundo
A navegação portuguesa também levou o cavaquinho para a Indonésia. Sua adaptação local ganhou o nome de kroncong, nome também dado a um estilo musical com influências do fado e criado no século XVI por escravos libertados.
Muito popular em Portugal, o cavaquinho que nasceu na região de Braga chegou à Lisboa e com os navegantes e imigrantes portugueses ganhou o mundo.
A sua afinação varia de acordo com a região do mundo onde ele se encontra e o gênero musical a ser executado. No Brasil usamos a mesma afinação que algumas regiões de Portugal e da ilha da Madeira.
O pequeno, de 4 cordas, principal instrumento de harmonia nas rodas de samba e de choro. Junto com a flauta e o violão, formou o conjunto que deu origem ao Choro.
Nos anos de 1910 ele ganhou o samba e está presente em todas as suas manifestações, muitas vezes como único instrumento de harmonia.
O grande popularizador do cavaquinho como instrumento solo foi o carioca Waldir Azevedo
Ele é o autor das músicas mais executadas do repertório de cavaquinho como Brasileirinho, Delicado e Pedacinhos do Céu.
É um instrumento amplamente utilizado nos folguedos populares, da folia de reis, reisado. Nesse caso, o cavaquinho é utilizado para acompanhar as vozes e pode possuir uma afinação diferenciada: a mais aguda afinada em mi.
No Brasil o cavaquinho se estabeleceu como figura fundamental do agrupamento típico do choro: o regional. Realiza o “centro”, espécie de condução rítmico-harmônica.
A tessitura e afinação do cavaquinho permitem dobras intervalares não usuais nos instrumentos harmônicos, de terças em tríades maiores e menores, de quintas justas.
Um instrumento tão agudo que a interferência da série harmônica é pequena, estabelecendo outros critérios.
Referência
Waldir de Azevedo (1923 – 1980), um exímio solista e compositor, que levou o instrumento para outro patamar no panteão da música brasileira.
Waldir desenvolveu um curso de cavaquinho online, e um extenso repertório característico do cavaquinho, que consolidou os valores figurativos do instrumento.